BIOGRAFIA ARTÍSTICA NEGRA

BIOGRAFIA ARTÍSTICA NEGRA


BIOGRAFIA ARTÍSTICA NEGRA

Rita José Timba conhecida no mundo das artes como NEGRA natural da cidade da Beira, Província de Sofala – Moçambique. Desde pequena teve uma forte paixão e inclinação pelas artes, e com 5 anos engrena na dança no grupo de petizes da Munhava (na igreja Católica).

E ao longo do seu crescimento faz parte do grupo teatral Pirengo (constituído por jovens também da munhava) e depois Massingita. 
Por ser filha de uma mulher comunicadora (telefonista) uma das regras de casa era saber falar e se expressar bem. Mais tarde junta-se ao grupo coral da igreja Católica em Estaquinha e Barada no distrito do Buzi, onde era uma solista dos cantos nas missas.
Por ser amante da música tradicional, em 2004,  aconselhada por  um amigo actor de teatro (Castigo Muchanga) a entrar em estudio; em 2005 toma a coragem e entra pela primeira vez em estúdio na cidade da Beira onde gravou as músicas Solidão, acompanhada pelo cantor Beto Jonasse,  ndabonga mamã (obrigada mama em lingua ndau) mufana (Rapaz) entre outras estas gravadas no estúdio no Músico Azarias Lino (teclista da conceituada Banda DJAKAS.
Desde esta altura a Negra foi com outros artistas e músicos da cidade da Beira buscando experiências e aprendizado cantando nas casas de pastos da cidade da Beira e alguns distritos da provincia de Sofala.  
E porque sempre percebeu que o associativismo é uma das melhores formas que o ser humano possa usar para o seu crescimento profissional em várias áreas; associou-se a Associação dos músicos, Delegação de Sofala isto em 2009 e em 2010 é eleita Secretária Provincial da AMMO-Sofala. 
Amante da cultura Africana no seu todo em em particular a Moçambicana, e por curiosidade em já participou em pequenos concertos em Manica, Inhambane, Gaza, Nampula, Cabo Delgado, Zambezia e Harare no Zimbabwe.   
Neste contexto a a Negra irá lançar a sua mais recente música no dia 14 de junho intitulada Khoronda que significa (Cuidar/proteger/amparar),  e musica esta que foi produzida por NP classic Beatz.

Post a Comment

0 Comments